5 de março de 2013

Sobre amizade e reencontros.



Acabo de voltar do “Grande Encontro 2013”. Esse é o nome que demos aos encontros anuais, de um grupo de amigas de faculdade, que se conheceram há 17 anos, e jamais se separaram. Só geograficamente. Mas, a afinidade, a intimidade, o respeito e o amor que temos umas pelas outras, permanece sempre o mesmo. E pra mim, é uma satisfação indescritível fazer parte dessa “gang”.

Tenho 7 motivações para escrever esse texto, comigo 8. Vou apresentá-las. Em ordem alfabética, pra não dar briga depois! Porque ordem de preferência, não há. E se tivesse, eu também não falaria, claro! hehehe

Alethéia. A mais “velha” da turma. Mas, sem nenhuma sombra de dúvida, só na idade. É uma moleca. Autêntica, engraçada, não sabe disfarçar, nem esconder nada. Sua frase de efeito no Grande Encontro: “Assim vocês me fodem!” (dentro de um contexto, que não vem ao caso). Mas depois a frase virou “hit”, e sem nenhum contexto. Já moramos juntas. Dividimos contas, cremes de milho com filés de frango, e segredos. Ah, e dizem que sou um pouco o “pai” do filho dela, o que pra mim, é uma honra. É linda aos olhos, e ao coração.

Camila. Nosso “cisco”. A menor de todas, na altura, mas não no bom humor e beleza. Consegue “parecer” séria, e é engraçadíssima ao mesmo tempo. As tiradas são sempre na hora certa. Uma das últimas: Alguém lhe disse que no samba, que fomos no sábado à noite, não tinha mulher bonita... A resposta dela: “Bom, eu contei 7!!!”. Com ela, muitas noites dormindo “bundita com bundita”, olhando o 11:11 do relógio, dividindo café e longos papos na varanda. Nos divertíamos. Sinto tanta falta!

Cybelle. Ai ai ai... A encardida mais querida do mundo! Talvez, a que tenha a personalidade mais forte. Fala o que pensa sempre, sem melindres e sem limites. Tem um senso de humor, um tanto quanto ácido, que eu gosto. Decidiu ser segura. É uma mulher interessante, charmosa e linda. Adoro o crédito que dá a si mesma. 

Josiane. Ela sim, a mais séria, mais centrada e super responsável. Na época da faculdade, pegava onda, e a Pri, os surfistas!!! Sempre reservada. Talvez a personalidade mais dissonante no grupo, e que assim mesmo, conquistou nossos corações. Sempre a achei  “bonita, elegante e sincera”. Uma pena, que só tenha passado o sábado com a gente, mas já valeu muito!

Juliana. No caso, eu. Não falarei de mim. Minha modéstia e autocrítica me impedem. 

Priscila. A gaúcha gremista, que está quase virando carioca. A “gazeta” da turma. Sempre por dentro das novidades e notícias das amigas, das pessoas e dos lugares. Adora viajar. A sua moeda não é o real, é a “milha”. Fala pelos cotovelos, super solidária sempre e linda de doer.  É alegre, divertida e sempre soube aproveitar a vida.  

Sabrine. Querida... Com ela, tenho muitas afinidades. Gosto musical bem parecido (com exceção do Pink Floyd. Hehehe... Desculpe, amiga!); o gosto pela leitura; temos opiniões parecidas sobre as coisas da vida; o interesse por novos assuntos...  Ela é a dona das “festas no AP”. O de antes e o de agora. É inteligente, linda e entusiasmada. Com ela, muitas noites de baralho, filmes e longos papos.  É também a nossa “Contadora”, sempre organizou e dividiu as contas da galera, e o resultado é sempre uma dízima periódica, nunca arredonda. Adoro!

Thaís.  Minha conterrânea, amiga muito querida, confidente. A única que está perto. Pessoa admirável, linda, inteligente, dedicada, atenciosa. Adoro seu bom humor, sua animação, “suas buscas” e a vontade de realizar. Tenho uma sorte incrível de tê-la por perto.

Com amigas assim, qualquer Encontro tem sucesso garantido.

O Grande Encontro 2013, foi em Curitiba, como geralmente é, por ser “o meio do caminho” para as 8. Já fazemos esses REencontros há 13 anos. E pra mim, esse foi um dos melhores, talvez o melhor. Estamos mais maduras, mais bonitas (sem exceção, na minha opinião!), mais seguras e um pouco menos “duras” do que na época de faculdade. Isso tudo ajuda! 

Nos divertimos, nos emocionamos, fizemos a nossa “terapia coletiva”, como é usual, dançamos, cantamos, relembramos nossas piadas internas, e as gírias que nós mesmas inventávamos, enfim, mais uma vez celebramos uma amizade que é rara.

 É rara, por envolver tantas personalidades diferentes, que se respeitam e amam; porque quando nos juntamos, parece mesmo que temos 18 anos, revivemos uma época, com as cabeças bem mais “organizadas”; rara por resistir ao tempo, à distância, aos maridos, aos filhos, e a loucura da vida... Sempre damos, e sempre daremos um jeito de nos encontrarmos e estarmos juntas.

Três certezas trazidas desse Encontro:  1. A não ser que, seja nas novas calçadas de granito do Batel, nunca mais uso salto alto nas calçadas de Curitiba, caso contrário, ou você parece um pato andando, ou arrisca um tombo. 2. A confirmação do meu desapreço por Pink Floyd. Acho muuuiiiito chato. 3. A última e principal certeza: essa é uma amizade que não acabará, jamais.

Apesar de ser um dos temas mais falados, escritos e cantados, definir amizade é algo extremamente particular, e relativo. O significado de amigo, ou de uma amiga, ou de 7 amigas pra uma pessoa, pode não ser o mesmo que pra outra. Na verdade, a semântica é o que menos importa, neste caso.  Importa o amor, a intimidade, a cumplicidade, a afinidade, a generosidade... E isso tudo, temos de sobra. O único inconveniente, é que muita intimidade, beira a falta de educação, se é que me entendem...

O que é a amizade pra mim? Numa amizade verdadeira não se deposita expectativas, porque elas, geralmente são só suas. Conviver bem com as limitações, defeitos e virtudes de uma pessoa, é premissa pra qualquer amizade que se preze.  Um amigo tem coragem de dizer e ouvir coisas, que nem sempre agradam. Um amigo pode mandar o outro “se foder”, e recebe um sorriso como resposta. Uma amiga “empresta” por um ano, a bolsa de estimação, que trouxe de Londres, e que a amiga adorou! Um amigo nunca julga suas atitudes, pode dizer o que pensa, se intrometer na sua vida (tem esse direito!), mas nunca fará julgamento de valor, porque te respeita, acima de tudo. Um amigo divide as despesas, as alegrias, o sofrimento, os sonhos, a realidade, a vida!

Nós oito, somos tudo isso.  Amigas. Grandes amigas.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. maria carolina bilibio5 de março de 2013 às 19:37

      meninas que linda essa amizade de vcs,peço a Deus que sempre mantenha essa uniao de vcs e que vcs continuem sendo assim unidas e iluminadas bjs a todas ...amo vc todas..

      Excluir