27 de maio de 2014

A Copa e a Raiva

Vou começar justificando o título, se bem que acho desnecessário pra quem chegar ao final do texto, mas... O que motivou essa catarse são algumas (muitas) manifestações que tenho visto nas redes sociais, especialmente o facebook, de amigos, conhecidos e estranhos, que tem me inquietado. E há dias estou com vontade de escrever sobre isso. Como já experimentei vários tipos de sentimentos em reação as coisas que tenho lido, achei melhor segurar a onda, e tentar entender melhor esse fenômeno antes de dar os meus pitacos, que aliás, são realmente só pitacos. Não espere nenhuma análise profunda, não tenho erudição sociológica pra isso, mas acho que tenho um pouco de sensibilidade (acho!), além da curiosidade e boa vontade para buscar informação, e ouvir e partilhar opinião.

Pensando em todo mundo que adotou efusivamente a hashtag “#naovaitercopa” e sai por aí compartilhando tudo o que é informação e fotos-montagens (das mais toscas) que aparecem, sem nenhum critério ou cuidado, pra mim, quem faz isso, a não ser que seja uma piada muito boa, vai de desinformado à mal intencionado. O negócio é curtir e compartilhar informações contra alguém ou alguma coisa, nesse caso específico, contra a realização da Copa no Brasil e contra o governo. A impressão que dá é que funciona assim: É esquerda, é governo, é Brasil, é político? Então vamos descer o pau!

Afinal, vai ou não vai ter Copa?

Sabemos que sim. Objetivamente falando, vai ter Copa porque o Brasil se candidatou e a FIFA formalizou a escolha há quase sete anos, e que eu me lembre, isso foi muito comemorado no país do futebol. Subjetivamente falando... E no coração e na cabeça dos brasileiros, vai ter Copa? Sabemos que sim, também. Porque apesar de todos os protestos e ameaças, o amor do brasileiro pelo futebol é proporcional à sua indignação com tudo o que está errado no país. Acho mesmo que quando a seleção brasileira entrar em campo, a emoção vai tomar conta e por um momento vamos esquecer a mulher linchada em praça pública, o menino que morreu na fila do hospital e todas as outras desgraças que infelizmente fazem parte da nossa rotina. Então quer dizer que o futebol é mesmo “o ópio do povo”? Pode ser. Um deles, eu diria. Mas já falei aqui, que acho mesmo que todo mundo precisa de um pouco. Hipócrita quem disser que não tem nenhum.

Apesar de todas as nossas mazelas, não consigo entender quando leio “Nesse país está tudo uma merda!” ou “Tenho vergonha de ser brasileiro!” ou “Políticos são todos iguais, só roubam e querem que o povo se foda!” ou “O Brasil não tem jeito, melhor jogar uma bomba!” ou “Inacreditável, construir tantos estádios e gente morrendo nas filas!” e por aí vai... São compreensíveis todas as nossas manifestações cobrando os deveres “deles” e os nossos direitos, especialmente se elas viessem de quem sente as maiores privações. Mas simplesmente não consigo acreditar que todo esse ressentimento e essa forma raivosa de manifestar opinião, essas, que vem dos nossos Iphones parcelados, sejam um surto de solidariedade absoluta aos menos favorecidos. Acho, na verdade, que a preocupação da maioria é individualista, isso quando não é “embalo”, já que acredito ser impossível, pra nós, sentirmos verdadeiramente as privações pela logica de quem as sofre. Acho confortável e conveniente, pra quem não morre na fila, tem plano de saúde, mesa farta, escola boa, trabalho, dinheiro pra cerveja e pro churrasquinho do fim de semana, simplesmente engrossar o coro e jogar a merda no ventilador. E aí??? Que porra você está fazendo além de destilar seu ódio pelo Brasil e pela Copa no facebook?

Não, não me contrataram como advogada, e não, eu não acho que esteja tudo bem e tudo certo, e nem que temos que varrer a sujeira pra debaixo do tapete. Muito pelo contrário, acho que o direito de manifestar opinião, seja pelo FB ou no boteco com os amigos foi conquistado a duras penas, e deve ser preservado. Já que o pensamento contraditório, pra quem sabe ouvir é claro, nos ajuda a evoluir sempre, ou ao menos deveria. O que eu questiono é a forma irresponsável e raivosa como algumas pessoas fazem isso. Fica a impressão que não estão apenas criticando, estão ao mesmo tempo, torcendo contra.

No caso da Copa, que afinal, é também sobre o que eu vim falar, compraram a ideia do #naovaitercopa e a reproduzem sem nenhuma critica ou busca de informação. É claro que também me incomoda profundamente o fato de assistir grandes estádios sendo erguidos e ao mesmo tempo assistir a reportagem do Fantástico de um levantamento do TCU sobre a realidade dos hospitais no país; ou a informação do superfaturamento, ou a má gestão na construção ou reforma dos estádios; ou em como ficou a vida dos familiares daqueles operários que morreram nas obras (para esses sim, não vai ter Copa!). Por outro lado, ninguém quer saber se o dinheiro que financia (sim, porque é financiamento e não repasse) as obras dos Estádios, por exemplo, é empréstimo do BNDES e deverá ser devolvido aos cofres públicos; e nem que as obras de infraestrutura e mobilidade, apesar dos atrasos (que sim, mostram a ineficiência da gestão pública), ficarão para a população, enfim, pra que ter essas informações, se o negócio é meter o pau pura e simplesmente? No fundo acho que o que me incomoda é essa visão maniqueísta que a maioria das pessoas tem, de enxergar só um lado nas coisas, normalmente o seu, claro. Ficam cegas nas suas convicções ou preferências ideológicas, e não conseguem avaliar a realidade dos fatos, com os seus prós e contras. Mais fácil assim, concordo.

Sei que já está ficando desgastado o discurso de que a sociedade está ficando chata, conservadora e retrocedendo em muitos aspectos, mas a verdade é que quando vejo as posturas e posições, de algumas pessoas nas redes sociais, fazendo criticas contundentes à esquerda, com e sem razão, o que me incomoda não são as criticas (que muitas vezes procedem), o que me incomoda é a falta de informação sobre o assunto e tanto ódio. Especialmente os mais jovens, que acham que viraram os arautos da família e dos bons costumes. Ahãm... Mas tudo se encaixa quando me dou conta de quem são a maioria das pessoas que emitem essas opiniões. São geralmente jovens que “nasceram bem”, que estudaram, viajaram, frequentam lugares legais com gente bacana (uhull!!!), e que agora entraram na nova onda de que ser “neoconservador” e criticar a esquerda, o governo, o país e a Copa é “cool”.

Me perdoe se você também é um critico voraz e não se encaixa nesse perfil. Se for o seu caso, não está (ou não deveria estar) preocupado com o que estou dizendo. Já que como eu, deve ter tido essas mesmas oportunidades, ou parecidas, mas uma educação que não foi pautada em radicalismos, conservadorismos e preconceitos, ou seja, muitas dessas pessoas estão simplesmente exercendo a essência da sua origem, o que também não é uma boa desculpa.

Temos todo o direito de achar que o sistema político brasileiro está falido, ineficiente e corrompido, pois infelizmente muitos dos nossos representantes nos deram motivos pra pensar assim. E por isso desejamos tanto a reforma política. Assim mesmo - pode me chamar de ingênua - mas pra mim não são todos iguais, burra são as generalizações. Ou vai me dizer que se tem aquele tranqueira filha da puta na sua família, a família inteira não presta? Enfim, pra você que acha que a solução final é jogar uma bomba no Congresso, tenho uma má notícia, de onde saíram aqueles que estão lá, sairão muitos outros, ou esqueceu que eles saem do nosso meio? Se ainda assim, você acredita que não há opção, e nenhuma escolha a fazer, esse ano terá mais uma chance de mostrar toda a sua revolta facebuquiana, nas urnas. Anule seu voto.

Os meus desejos (especialmente pra você que eu gosto): mais argumentos e menos revolta; mais atitude e menos ressentimento; mais conteúdo e menos hipocrisia. Agora, se o seu ódio e indignação forem muito muito muito grandes, insuperáveis, o meu desejo é que você venda seu carro, seu smartphone e sua geladeira, faça as trouxas e vá morar na Dinamarca. Quem sabe lá consiga resolver toda essa amargura e insatisfação.

Ah tenho mais desejos... Que o Neymar, o Fred, o Bernardo e quem mais quiser façam muitos gols. Que ninguém passe pelo Thiago Silva. Que o Julio Cesar pense na Suzana Werner e agarre todas. Que a Copa aconteça na paz, mesmo com os protestos, que de algumas partes são e serão legítimos. Que o Paulinho faça um gol lindo de voleio. E que sejamos hexacampeões. Tá convidado pro churrasco.

A propósito, você aí do #naovaitercopa que troca figurinhas de domingo no Shangri-lá, tem a 214??? O Enzo está precisando muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário