1 de maio de 2013

PELO DIREITO DE OLHAR


Segunda-feira brava, e logo cedo na padaria, uma cena inusitada. Na verdade, nem tão inusitada assim. Mais corriqueira do que deveria ser, na minha opinião.

Enquanto esperava meu café, observei um casal entrando. Eram jovens, acho que beirando os 40 anos, falantes e sorridentes, sentaram-se à mesa ao lado. Até aí, tudo certo, eles continuaram num papo animado, e eu voltei para o meu café e para a reportagem da derrota do LEC para o Coxa, que eu lia no JL. Eis que, a certa altura, entra uma mulher linda, morena, alta, charmosa, dessas gostosonas mesmo, de parar um canteiro de obras inteiro. O que foi??? Não, essa coca aqui, não é fanta não. Apesar de não ter absolutamente nada contra mulher com mulher, homem com homem, faca sem ponta ou galinha sem pé, só corto de um lado mesmo, mas sei perfeitamente reconhecer uma mulher linda. E aquela era.

Bom, voltando ao casal da mesa ao lado... O papo animado cessou a medida em que a padaria inteira parou pra olhar a mulher – destruidora de lares – entrando. E com o braço roxo do beliscão que levou (e todo mundo viu), o cara, vizinho de mesa corou na hora com o ‘piti’ da esposa, namorada, ou seja lá o que for, que além do beliscão, danou a falar na orelha dele, tentando ser discreta, sem conseguir. Tenho certeza absoluta que, naquele momento, ele desejou virar um tatu e se enfiar no primeiro buraco que encontrasse. É o que eu faria, acho.

O fato é que a cena toda me chamou a atenção sobre um sentimento muito comum entre os casais, o ciúme. Pensei: o que faz uma mulher achar que o homem que está com ela, não vai olhar pra um par de olhos verdes, ou um par de peitos lindos, ou uma bunda gostosona? Eles olham, e isso é fato. Acho até que os olhos masculinos tem vida própria, é instintivo, incontrolável. Calma aí, sei que já tem mulher lendo aqui e querendo me matar, e sei também que tem homens super discretos e gentis, que esforçam-se sobremaneira para não expor as suas parceiras a tal constrangimento. Mas, vou explicar melhor o que eu penso sobre isso.

Primeiro, concordo com o clichê de que o que é bonito deve ser apreciado. Duvido que vocês, mulheres ciumentas, não dão nem uma olhadinha para um homem lindo que aparece na sua frente, ou na TV, ou na revista, não sejamos hipócritas. E acho que assim como os homens, as mulheres devem sim apreciar o que é belo, por que não? Desde que seja discreta, e respeitosa, como eles deveriam ser sempre.

Não, isso não é uma carta de alforria para o meu marido, ou qualquer outro homem se sentir confortável, e sair por aí assassinando peitos e bundas com o olhar. Mesmo porque até pra isso deve existir bom senso. É claro que se o homem ou a mulher que está com você, não tirar os olhos daquele ser lindo que apareceu, e insistir num olhar tipo sedutor, também considero falta grave, passível de expulsão, e sem direito ao amarelo antes. Na verdade, um desrespeito com quem está ao seu lado. Porque aí, uma situação que poderia ser encarada com naturalidade, torna-se constrangedora. A medida? Quanto pode? Não sei meu bem, encontre a sua. Eu já tenho a minha de tolerar e de olhar, e posso garantir que nunca me senti desrespeitada, e nunca desrespeitei ninguém.

Fico imaginando o número de mulheres que sofrem de ciúme. E acho que algumas fazem uma grande confusão com esse sentimento, acreditando mesmo que ciúme é prova de amor, de afeição. Ciúme, definitivamente, não é amor, e não vem do amor. Ciúme é insegurança, desconfiança, instabilidade emocional, ou qualquer outro nome, menos amor. Pra mim, o amor tem que ser calmo, seguro, divertido, consistente.

Conheço algumas histórias de ciúme, e pessoas ciumentas, que chegam a dar pena, porque as pessoas ciumentas sofrem muito. Acho até que tudo bem, quando é aquele ciúme pra “fazer charme”, tem gente que até gosta. Agora, quando é um reflexo da insegurança, baixa autoestima e falta de confiança, o que leva uma mulher, por exemplo, a protagonizar uma cena como a da padaria, ou fuçar nas coisas do marido sistematicamente, aí o ciúme é patológico. Neste caso, o problema é mais sério, e deve-se sim buscar ajuda especializada, de terapeutas, psicólogos, psiquiatras, ou coisa que o valha. Ou troque de marido! O que é uma brincadeira, já que não resolveria o problema, que provavelmente é seu.

Acho que quando nós, como casais entendermos algumas coisas, como por exemplo: que casais, apesar de estarem juntos, não pertencem um ao outro. E que não é possível convencer ninguém a te amar, isso simplesmente acontece. E que o respeito deve prevalecer sempre numa relação, e olhar pra uma mulher bonita ou um homem bonito não é exatamente, falta dele. E que o ciúme, ao contrário do que alguns pensam, pode destruir uma relação e não “apimentá-la”. Enfim, acredito que entender isso e viver dessa forma, torna a vida mais leve, mais divertida e o amor tem espaço pra crescer.

Conselho despretensioso: Não pire e nem sofra de ciúme, demonstre sempre o seu amor, e verá como será bem mais feliz e capaz de fazer feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário