3 de junho de 2013

E você, mora onde?... E quem se importa?

Moro no país do futebol, que exporta o Neymar e importa o Zizao. Mas pelo menos, o Zizao tá lendo, né gente?! E quem se importa?

Moro num país tropical onde as pessoas trabalham de terno e gravata, mesmo num calor de quase 40 graus. Hábito importado e equivocado! E quem se importa?

Moro num país onde jornalista da Folha de São Paulo “insinua” que adolescentes podem sofrer violência sexual, pela roupa que usam, ou seja, a culpa é delas! E quem se importa?

Moro num país onde as pessoas estão ficando chatas! Onde dizem que política, futebol e religião não se discute.  Como assim? É o que mais se discute. E sexo então? É (ainda) tabu, apesar de todo mundo fazer e todo mundo gostar, mas pra maioria é assunto proibido. Nelson Rodrigues disse uma vez: “Se cada um soubesse o que o outro faz dentro de quatro paredes, ninguém se cumprimentava”. Pois é, mas todo mundo faz, e todo mundo se cumprimenta. Mas, quase ninguém fala! E quem se importa?

Moro num país onde dizem que 11 entre 10 mulheres dariam para o Chico Buarque. Além de um exagero, é matematicamente impossível! E quem se importa?

Moro num país onde as pessoas não só acham que as “Copas” não vão dar certo, mas também torcem por isso! Se não, como é que fica o prazer, eu diria sádico, de antecipar os fatos, e dizer “Eu sabia! Eu disse!”. E tem também o complexo de vira-latas, né... Como eventos dessa magnitude darão certo num país como esse, de gente como você e como eu??? Pode dar e pode não dar... E quem se importa?

Moro num país onde tem muita gente que acha que programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, pra quem não tem nem pro café, são excrecencias. Mas, sonegar IR, diminuir o valor do imóvel na hora do registro, subornar o guarda pra não levar aquela multa... ah, essas coisas podem! É só o jeitinho brasileiro. E quem se importa?

Moro num país onde o Pr. Marco Feliciano é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, e José Maria Marin é o presidente da CBF. E quem se importa?

Moro num país onde alunos xingam e jogam livros na cara de professores, e professores, esgotados, agridem alunos. Onde a ideia de educação está deturpada, e as responsabilidades “confundidas”. Certeza que Piaget, Vygotsky, Paulo Freire e tantos outros estão revirando em seus túmulos. Mas, que não percamos a fé na educação, que é das poucas coisas que podem nos “salvar”. E quem se importa?

Eu moro no Brasil. E sabe de uma coisa? Eu me importo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário