29 de julho de 2013

CHILLI


Várias pessoas me pediram a receita do Chilli, então preferi postar aqui e quem quiser pode “servir-se”!

O Chilli é uma receita fácil. O segredo está no ponto (consistência), que no caso desta receita, deve ser pastoso, e no equilíbrio dos temperos, especialmente o cominho e a pimenta chilli, o que neste caso, pode te dar algum trabalho, porque não sei dizer as quantidades dos temperos, já que tempero “a zóio” e vou experimentando. Sempre faço duas versões, uma mais picante e uma menos (para os fracos!!!).

Mais uma coisa... Tenho grande dificuldade em fazer comida pra pouca gente. Essa receita serve 10 pessoas “bem comidas”, e sempre sobra! Portanto, se quiser fazer em menor quantidade, divida a receita proporcionalmente.


Receita do Chilli (é exatamente a receita da foto)

1 kg de feijão carioca 
1,200 Kg de carne moída magra (uso Patinho)
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola grande picadinha
5 dentes de alho amassados
1 lata de extrato de tomate
2 latas de molho de tomate
1 pitada de orégano
2 folhas de louro
½ maço de salsinha picadinha
Cominho (em pó)  “a zóio”
Pimenta chilli (em pó) “a zóio”
Páprica picante (em pó) “a zóio”
Sal “a zóio”

Modo de fazer:

Cozinhe o feijão até ficar bem molinho, amasse (ou com um processador) ou na raça (garfo), e reserve. Deve ficar uma pasta de feijão. Pode deixar alguns grãos inteiros, se preferir.

Prepare a carne, como se fizesse um molho à bolonhesa. Frite a cebola e o alho no azeite, e refogue a carne. Acrescente o orégano, o louro, o sal, o extrato, o molho de tomate e água filtrada. Deixe cozinhar e reduzir até ficar com bem pouco caldo. Acrescente a salsinha.

Quando a carne estiver pronta, acrescente o feijão, misture bem e tempere com o cominho, a páprica e a pimenta chilli (cuidado aqui!). A quantidade dos temperos depende do gosto do freguês. Vá colocando aos poucos e experimentando, pra não errar a mão! Agora é só corrigir o sal e o seu Chilli está pronto!


Acompanhamentos (com quantidade proporcional a essa receita de Chilli):

- 12 tomates sem sementes picados em cubinhos
- 4 pimentões pequenos picados em cubinhos (1 vermelho/1 amarelo/2 verdes)
- 1 Kg de queijo prato ralado grosso
- 600 g de Nachos. Pode usar os originais (difícil de achar um bom em Londrina), pode usar Doritos Nachos (é o que faço) ou se for muito virtuoso, pode fazer os nachos em casa (não compensa).
- Guacamole (receita anexa)

Receita do Guacamole (opcional):
2 abacates maduros
1 cebola roxa média bem picadinha
1 dente de alho amassado
1 tomate sem sementes bem picadinho
2 pimentas dedo de moça (sem sementes) bem picadinhas
¼ de um maço de coentro muito bem picado. Nem todo mundo gosta de coentro. Pode usar salsinha.
1 limão (suco)
Sal

Modo de fazer: Amasse os abacates e junte todos os outros ingredientes. Misture bem, coloque o suco de um limão e sal à gosto. Dá pra acompanhar o chilli e pode ser também um aperitivo, pra comer com nachos.

Sugestão na hora de comer: monte o prato em camadas. Comece pelo chilli, depois o queijo prato (que já vai derretendo), o tomate, o pimentão, e por último o guacamole (pra quem gosta). Os nachos, você pode quebrar em pequenos pedaços e jogar por cima. Ou deixa-los inteiros e ir pegando o chilli com os próprios nachos. It´s up to you, baby!

Bom apetite!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário