28 de janeiro de 2013

Pra que um blog, Juliana?


Quando decidi escrever esse post, “justificando”, a princípio pra mim mesma, pra que um blog? Não imaginei que teria dificuldade com a resposta.

Objetivamente, é porque gosto de escrever. Mas escrever de forma despretensiosa e livre, como as palavras vierem. Sem nenhum compromisso, formal ou ideológico, com ninguém. Apenas comigo mesma, é claro.

Desde sempre gosto de escrever. Desde que a Professora Regina, da quinta série do Colégio de Aplicação elogiava as minhas redações, mas (sempre tem um mas!), pedia que tentasse ser mais objetiva. Desde quando a Professora Denise, do cursinho, um dia escreveu no verso de uma redação, que meu texto era ótimo, mas excessivamente panfletário. Mal sabia ela, que a época, aquilo foi um elogio pra mim. Hoje, tomo mais cuidado. Desde a faculdade, quando na divisão dos trabalhos em grupo, a redação, invariavelmente, ficava a meu cargo. Enfim, escrevo porque gosto, e pra isso não há justificativa.

Ao contrário do que quando falo, ainda não consigo ser objetiva na escrita, como desejava a professora Regina. Menos panfletária, acho que sim. E pra ilustrar, repito um trecho do perfil aí do lado: O tempo ajudou a acalmar o espírito contestador, mas jamais vai lhe tirar o brilho rebelde da alma. Confesso que gosto disso.

Mesmo sem o rigor excessivo com as normas formais, que tem os escritores de fato, ou os jornalistas (alguns deles, pelo menos), é claro, que terei algum cuidado com a gramática e a ortografia. Mas sem neuras, e certa de que cometerei erros. Afinal, já saí da escola faz um tempo, e confesso, estou bem longe de me acostumar com o novo Acordo Ortográfico.

Tem mais uma coisa... Tenho problemas com vírgulas, parênteses e aspas! Gosto demais deles.

Com as vírgulas, sou generosa. As prefiro em excesso, e na dúvida, meto a vírgula. Os parênteses são pra explicar o que quero dizer. E não pense que é menosprezo por quem está lendo, ou dúvida da sua capacidade de compreensão, mas talvez, da minha clareza. Lembrei da minha avó agora, pra quem inventamos um bordão: “Compra a piada e vem com a explicação”. Ela é muito divertida, e sempre que acaba de contar uma história ou piada, explica o “espírito da coisa”, como se ninguém tivesse entendido. Aí, respeitosamente, repetimos as risadas. E as “aspas”? Adoro as aspas. Sabe aquele lance de dizer o que quer dizer sem querer dizer e já dizendo. Então, as aspas “resolvem” isso.

Tem também a parte da programação do blog, que não me preocupa. Apesar de ter alguma noção do que seja  CSS, HTML,etc., estou bem longe de saber programar qualquer coisa. Por isso, escolhi o blogger, que já vem “pronto”, com ele não é preciso codificar manualmente e nem enviar as atualizações da página. Além é claro, de ter a ferramenta e a hospedagem, gratuitamente. Enfim, a idéia é ser simples. Mas como sou curiosa e metida, isso pode melhorar com o tempo. 

Ok. Mas e o conteúdo? O que essa menina tem a dizer? A “menina” é por minha conta e risco! E desejo.

Não pretendo assumir nenhum compromisso, com um tema específico. Apesar de saber que todo blog deveria ter um, terei vários. Os meus temas serão os temas da vida: acontecimentos do dia a dia; cozinhar; fotos; futebol (por que não?); livros; música; ser mãe; ser mulher; política; vídeos; piadas, etc. Vou falar do que me der vontade, mas só sobre o que eu achar que tenha algo a dizer. Sou metida a besta, mas também sei que o seu “ouvido” não é pinico.

Não sei quem vai ler esse blog. Pelo menos minha mãe, eu sei que vai! Confesso que essa não é uma preocupação importante. Mas, pra começar bem a bagaça, também não serei hipócrita. É claro que quem escreve, espera ouvir contraposições, elogios, críticas, ou qualquer tipo de manifestação. Qualquer mesmo, no meu caso. Mas, pouco importa se 1, 10 ou 100 lerão as publicações, se for bom pra você, está ótimo pra mim. Talvez, porque escrever, pra mim, signifique alívio, desabafo, catarse. E pra isso, basta escrever, independente de quem leia. Enfim, vou escrever o que sentir vontade, e espero que você faça o mesmo. 

É Pra Ler e Pra Comer!

2 comentários:

  1. Jú adoro ler seus textos, e como eu disse uma vez, sinto que ainda irei comprar um livro seu!
    A sinceridade e autenticidade da sua escrita, tornam a leitura leve e deliciosa!
    Sou sua fã!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga querida! Bom ter notícias suas e saber que nosso próximo "Grande Encontro" está próximo. Saudades de você. Beijo.

      Excluir