22 de março de 2013

Pimenta no cu dos outros, é sim, sempre refresco!


A dor do outro é sempre menor que a sua. O seu problema é sempre maior que o dele. A sua piada é mais engraçada que a do vizinho. O seu tombo de bicicleta foi bem mais grave. O seu trabalho é mais cansativo, ou o melhor do mundo. Você tem menos tempo, porque é muito mais atarefado... Não há limites, para os exemplos possíveis!

Nós, seres humanos, somos realmente incríveis. Temos essa mania de grandeza, de superioridade, de achar que tudo com a gente é maior, melhor, mais difícil... Muitas vezes, involuntariamente, outras tantas, não. Uma postura egoísta e cansativa diante da vida, e das outras pessoas.

As questões alheias são geralmente menosprezadas.

Se um amigo liga, dizendo que bateu o carro, você logo pensa: “O vagabundo bebeu, ou, devia estar correndo demais!”. Mas não tem a mínima ideia do que aconteceu.

Se alguém assume que é umbandista, ateu, ou qualquer outra crença (ou descrença) “menos tradicional”, pode certamente sofrer algum constrangimento, dos amigos e familiares “tementes”.

Se alguém fica sabendo que um conhecido está com câncer no pulmão, logo diz (ou pensa): “Também, o filha da puta fumou a vida inteira”.

Quando alguém conta de um tombo feio que levou, logo: “Ah, isso porque você não viu o meu...”.

Se uma mulher reclama que acabou de levar uma cantada inconveniente e grosseira, alguém certamente já pensa: “Também, olha só como ela se veste!”.

Se alguém decide que não quer ter filhos: “Como? Eu tenho, e são as melhores coisas da vida”. Pra você, pra mim, não pra “ele”.

Se o cara resolve fazer Geografia, numa família de juízes e brilhantes advogados: “Esse rapaz sempre deu trabalho!!!”.

Ou seja, é assustadora a nossa capacidade de julgar as pessoas, muito rapidamente. E de maneira irresponsável e autoritária.

A dor, a escolha, o problema do outro, muitas vezes é exagero, é frescura, é incompreensível. E minimizá-los é quase praxe. Mas é dele, e não seu. É no couro dele que arde, e não no seu. E isso faz toda a diferença.

Sugiro um pouco mais de respeito e complacência. Pra você e pra mim.

Isso é quando é sério. Brincadeira é brincadeira, com quem aceita e merece. Continuemos com elas... Não pensem que estou ficando chata igual ao mundo!
  
Era só pra dizer que: Pimenta no cu dos outros, é sim, sempre refresco! Afinal, se tem alguém rindo é porque alguém se fodeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário